Postagem em destaque

Devoção ao PRECIOSÍSSIMO Sangue de JESUS

Imagem
Segundo o Santo Padre o Papa João XXIII, a piedade cristã para com Nosso Senhor Jesus Cristo tem-se manifestado no decurso dos séculos, através de três devoções aprovadas pela Igreja intimamente unidas entre si: ao Seu Santo Nome, ao Seu Coração Sagrado e ao Seu Preciosíssimo Sangue.Adevoção ao Preciosíssimo Sangue pode e deve manifestar-se:                1- Venerando-o no Santíssimo Sacramento, principalmente no momento da Elevação do Sagrado Cálice, na Santa Missa.

SETH - 3º Filho de Adão

23-3-2015 14.3.36 1

Seth (130-1042 a partir da criação) (hebraico:שֵׁת, hebraico moderno, Šet, Tiberiano Šēṯ; em árabe: شيث Shith or Shiyth; "concedido; colocado; nomeado"), também grafado Sete ou Setem português, é conforme a mitologia bíblica como terceiro filho de Adão e Eva e irmão de Caim e Abel, sendo o único, entre os demais filhos, a ser citado pelo nome. Pela tradição, Adão teve 33 filhos e 23 filhas. De acordo com Gênesis 4:25, Seth nasceu após o assassinato de Abel por Caim, e Eva acreditava que ele lhe fora designado por Deus como substituto de Abel, porque Caim o havia matado.

Depois da morte de Abel, Sete é indicado como justo pela teologia judaico-cristã, em contraponto com Caim. No livro apócrifo de Zohar1:36b, Sete é chamado de ancestral de todas as gerações dos justos. De acordo com o Livro dos Jubileus, também apócrifo, Sete casou-se com sua irmã mais jovem Azura e teve vários filhos, entre os quais Enose a filha Hôh. No islão, Sete é considerado um dos profetas islâmicos.

Embora em Gênesis não seja mencionada quem teria sido a esposa de Sete e nem de Caim, é confirmado que o patriarca teve como filho Enos, aos 105 anos, e morreu aos 912 anos, gerando filhos e filhas. Pelos cálculos a respeito da vida dos patriarcas, significa que Sete teria alcançado o arrebatamento de Enoque e o nascimento de Noé.

Segundo Gênesis 4:26, com o nascimento de Enos, os homens passaram a invocar a Deus, o que teria sido o nascimento da religião e indica que Sete poderia ter sido um dos primeiros sacerdotes da humanidade.

O movimento dos Santos dos Últimos Dias diz que Sete foi ordenadocom a idade de 69 anos por Adão, e três anos antes de sua morte, Adão teria abençoado Sete e sua descendência até o fim dos dias (D&C107:42). É importante esclarecer que Sete é também o nome de um personagem jaredita do Livro de Éter.

Alguns estudiosos do século XIX identificaram Sete com Shitti, um epítetodo deus Marduque

 

Na Bíblia[editar | editar código-fonte]

No livro do Gênesis, consta que Seth nasceu quando Adão tinha 130 anos (Gênesis 5:3), "um filho à sua imagem e semelhança". Gênesis 5:4 diz que Adão gerou "filhos e filhas" antes de sua morte, com idade de 930 anos. Afirma-se em Gênesis 4:25 que o nome Seth significa "concedido".

Seth teve um filho, Enos, com a idade de 105 anos (Gênesis 5:6), e posteriormente filhos e filhas; ele viveu 912 anos (Gênesis 5:8).

Segundo Gênesis 4:26, com o nascimento de Enos, os homens passaram a invocar a Deus, dando surgimento à religião. Isto pode significar que Seth teria sido um dos primeiros sacerdotes da humanidade.

Rashi (Rabbi Shlomo Yitzhaqi) refere-se a Seth como ancestral de Noé e, portanto, o pai de toda a humanidade. De acordo com Zohar 1:36b, Seth é "pai de todas as gerações do Tzaddikim" (justos).

 

No cristianismo

A Igreja Apostólica Armênia conta-o como um dos Santos Patriarcas, juntamente com Adão, Abel, e outros, com um dia consagrado em 26 de julho.

Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

As Festas Judaicas no Tempo de Jesus

Na SEMANA passada

15º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

Qual a distância do caminho de sábado, na Bíblia?

Genealogia de Jesus Cristo

Quem foi Teófilo citado em Lucas?