Postagem em destaque

A Igreja e a sociedade

Imagem
por Marcelo Barros* A Sociedade atual e as Igrejas A sociedade contemporânea é marcada pela diversidade cultural e por seu caráter laical. Isso é bom e necessário para uma boa convivência de todos. De fato, não há sentido em uma religião querer dar normas morais ou pretender dominar a sociedade. No entanto, muitas vezes, o caráter laical da sociedade tem como expressão a tendência de restringir a religião ao âmbito privado da consciência de cada um. Isso vai contra a natureza de todas as religiões antigas que vêm de sociedades gregárias e se expressam sempre em formas comunitárias. Uma sociedade pluralista pode ser laica sem ser anti-religiosa e deve se abrir a todas as dimensões culturais dos diversos grupos, inclusive suas expressões religiosas. O importante é que todos os grupos religiosos se respeitem uns aos outros e se insiram na sociedade como colaboradores das melhores causas da humanidade. No caso das Igrejas cristãs, a proposta do evangelho é que os discípulos e discípula

O que são mandragorás?


Resultado de imagem para O que são mandragorás?

Pergunta de Andreia de Jesus Carvalho, Barueri / SP! e Resposta do Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto

Olá Andreia de Jesus Carvalho de Barueri / SP!!

A flor Mandrágora na Bíblia.

Encontramos a citação da flor chamada mandrágora em vários textos bíblicos. Passemos a algumas citações para termos uma idéia. Já no primeiro livro da Bíblia em Gênesis 30,14. fala da flor mandrágora vejamos:

14Tendo chegado o tempo da ceifa do trigo, Rúben encontrou nos campos mandrágoras , que trouxe para sua mãe Lia... (Gênesis 30,14ss) Bíblia de Jerusalém.

Mandrágora é uma planta cujo nome em hebraico é formado pela raiz de “amor” e os antigos habitantes da região atribuíam propriedade afrodisíacas. A tradição popular colocou este fruto em relação ao nascimento de José.

Outrotexto Bíblico fala:

“As mandrágoras exalam seu perfume; a nossa portas há de todos os: frutos, novos e frutos secos, que eu tinha guardado meu amado para ti”.(Cântico dos Canticos 7,13) Bíblia de Jerusalém.

Que planta seria a Mandrágora?

É considerada uma planta venenosa da família das solanáceas, a mandrágora (Mandragora officinarum) contém elementos como os alcalóides, a atropina e a escopolamina. Encontram em toda a região do Mediterrâneo e tida como nativa deste lugar.

Praticamente não possui caule, se compõe de uma roseta de folhas circulares, e em sua parte central se contrapõe as hastes das flores, cuja cor vai entre o violeta e o azul. Possui uma raiz central bifurcada relativamente grossa e carnuda. E tida pelos curandeiros e feiticeiros como erva afrodisíaca.

As mandrágoras adquirem uma conotação especial, pois tem origem na palavra (dudhaim) formada pela mesma raiz de “amor”. Ainda hoje em muitas partes do Oriente Médio, esta planta é considerada como afrodisíaca e capaz de excitar o amor e aumentar a fertilidade humana.

Planta nativa da região do Mediterrâneo.

Mandrágora florida.

Raízes da mandrágora.

Classificação da Mandrágora segundo a lista das plantas européias (Planzeneinkaufsführer für Europa):

Mandragora

Mandragora acaulis

Mandragora autumnalis

Mandragora caulescens

Mandragora caulescens subsp. brevicalyx

Mandragora caulescens subsp. flavida

Mandragora caulescens subsp. purpurascens

Mandragora chinghaiensis

Mandragora foemina

Mandragora haussknechtii

Mandragora hispanica

Mandragora mas

Mandragora microcarpa

Mandragora neglecta

Mandragora officinalis

Mandragora officinarum

Mandragora officinarum var. autumnalis

Mandragora praecox

Mandragora shebbearei

Mandragora tibetica

Mandragora turcomanica

Mandragora vernalis.

Nota:Esta planta é usada como afrodisíaco, faz parte de rituais de feitiçaria e magia. Esta argumentação foge da pesquisa bíblica

Consulta: http://www.abiblia.org/ver.php?id=7469#.U4ciO1JOVdg acessado em 30.05.2014

http://perguntebiblia.comunidades.net/6-o-que-sao-mandragoras

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

    Qual a distância do caminho de sábado, na Bíblia?

    Lia - A Primeira Esposa de Jacó

    Na SEMANA passada

    Ostensório

    Salmos: Para Dificuldades

    Salmos: Bondade

    Salmo: Para Meditação

    Salmos: Para Louvor

    Como se chama a mulher do fluxo de sangue (Mateus 9,12-22)?

    Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”