Postagem em destaque

Qual a distância do Egito ao Mar Vermelho. Do Sinai até o Rio Jordão?

Imagem
Pergunta de Paulo Roberto Ribeiro de Pires do Rio / Goiás e resposta do Prof. Dr. OdalbertoOlá Paulo Roberto Ribeiro de Pires do Rio / Goiás !Imagino que a pergunta que estas fazendo tem relação com a caminhada do povo de Deus a terra prometida. O caminho do Êxodo. Para responder esta pergunta temos algumas dificuldades, este povo em caminho seguia pelo deserto, possivelmente tinha caminhos de caravanas que sabiam onde estavam os Oasis, para se reabastecerem, assim o caminho se tornava tortuosos e mais longo.

Profeta Jonas

Imagem relacionada


Jonas

Sabemos, por 2 Rs 14,25, da existên­cia de um profeta chamado Jonas, «filho de Amitai», que terá exercido a sua missão no tempo de Jero­boão II (séc. VIII a.C.). O nome e a filiação coincidem, de facto, com o protagonista deste livro. Mas não foi esse profeta quem escre­veu, como poderemos verificar pela data em que ele deve ter sido escrito. Entre­tanto, a sua leitura mostra-nos que o autor, além de ser hábil artista, possuía uma larga formação bíblica. São claras, na sua obra, influên­­cias de alguns Sal­mos, de Jeremias, Ezequiel, Joel e outros.

LIVRO E DATA

Jonas é um caso único na literatura pro­fé­tica: nunca uti­liza o substantivo “nabi” (profeta), nem o verbo “profetizar”, nem a fór­mula do mensageiro; e toda a pregação do profeta se resume em 3,4: «Dentro de quarenta dias Nínive será destruída.»

Este livro faz parte do género literário chamado midráshico, que per­mi­tia tomar um dado bíblico como tema de desenvolvimento redaccional com uma intenção didáctica, sem pretender narrar acontecimentos histó­ricos. A base histórica é muito reduzida: apenas o nome do profeta do tempo de Jero­boão II, como já dissemos, e que, na altura, apoiou as ideias nacio­na­listas do rei, atitude à qual se opõe o livro. O segundo elemento de aparência histó­rica é a cidade de Nínive. Mas não há qualquer testemunho que fale ou supo­nha uma tal missão profética e a correspondente conversão sensa­cional.

A data da composição não pode ser deduzida senão a partir das suas características literárias e da sua teologia. O estilo, o vocabulário e cer­tos ara­maísmos (1,5.6.7; 3,7; 4,11) apontam para um período posterior ao re­gresso do Exílio (séc. V), como pensa a maioria dos críticos.

DIVISÃO E CONTEÚDO

Este livro divide-se em duas partes:

I. Jonas opõe-se à vontade de Deus e foge para Társis. É en­golido pelo peixe e vomitado na praia (1,1-2,11).
II. Jonas prega em Nínive, que se converte (3,1-4,11).

TEOLOGIA

O autor reage contra o particularismo sócio-religioso muito aceite na época de Neemias e Esdras, mostrando os desígnios de salvação que Deus tem para com os pagãos, mesmo que sejam inimigos de Israel, ao enviar-lhes um pregador. Rompendo assim com esse particularismo, no livro toda a gente é simpática: os marinheiros pagãos no momento do nau­frágio, o rei, os habitantes e até os animais de Nínive; todos, excepto o único israe­lita que aparece em cena – o profeta.

Deus, por seu lado, compadece-se do seu profeta e de todos, porque a sua misericórdia é universal. Para conseguir tais intentos, o narrador serve-se de um profeta de que se conhecia pouco mais que o nome, fazendo uma com­posição cheia de hipérboles e de humor, fácil de fixar. De facto, a aventura de Jonas no ventre do «grande peixe» (2,1) ficou na imaginação popular e tocou a fantasia dos artistas de diversas épocas. Não esqueçamos, porém, que a mensagem fundamental deste livro é a do amor universal de Deus.

Capítulos

Jn 1 Jn 2 Jn 3 Jn 4


http://www.capuchinhos.org/biblia/index.php/Jonas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Qual a distância do caminho de sábado, na Bíblia?

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

Na SEMANA passada

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Qual a distância do caminho de sábado, na Bíblia?

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

SETH - 3º Filho de Adão

12 - Uma mulher virtuosa é a coroa de seu marido,

Qual a distância do Egito ao Mar Vermelho. Do Sinai até o Rio Jordão?

Atos dos Apóstolos