Postagem em destaque

Qual o significado de quando ficamos em pé ou sentados durante a Missa?

Imagem
Entender o sentido dos gestos, das palavras e do silêncio nos ajuda a aproveitar mais ainda as graças que Deus nos concedeEm sua coluna no jornal O São Paulo, da arquidiocese paulistana, o pe. Cido Pereira respondeu nesta semana:Quem pergunta é a Josefa Ribeiro. Josefa, vamos lembrar primeiramente o significado das diferentes posições do corpo na liturgia.

Como fazer amizades na vida real com seus amigos das redes sociais

FEMALE FRIENDS

By Monkey Business Images | Shutterstock

Pode ser um pouco estranho no começo, mas as recompensas da amizade face-a-face valem o esforço

Você já pensou em ser amigo(a) na vida real de alguém que conhece online? Talvez vocês tenham seguido um ao outro no Instagram, ou você veja as postagens dele(a) no Facebook e pense: “seria bacana conhecê-lo(a).”

Ao mesmo tempo, você sente que já sabe muito sobre a vida de tal pessoa porque acompanhou suas postagens. Você se sente conectado a essa pessoa porque conhece detalhes de sua vida, mas não está realmente conectado porque, na verdade, vocês não se conhecem.

Não há confiança nem vulnerabilidade acumuladas. Não há dar e receber. Os detalhes que vocês compartilharam entre si são os mesmos compartilhados com centenas de outros seguidores. Se se tratasse de um encontro de coração para coração, seria mais provável tornar-se algo estranho.

Primeiros passos

Mas isso não quer dizer que você nunca deve buscar amizades reais entre seus amigos das redes sociais. Só que a amizade real exige tempo e esforço.

O primeiro passo para estabelecer uma base para isso é começar a conversar, e de preferência frente a frente. Se você tem liberdade suficiente – talvez tenham se cumprimentado antes ou tenham amigos em comum -, convide a pessoa para tomar um café. Este é provavelmente o passo mais difícil. Porque se ela não responder ou responder e disser não, você volta à estaca zero. Além disso, a rejeição dói.

Mas se ela concordar, marque uma hora e um lugar e saiba que você venceu o maior obstáculo. Uma vez que vocês se encontrarem, você pode começar compartilhando pequenas coisas de sua vida: seu histórico, sua vida cotidiana, seus gostos e coisas de que não gosta. Não se surpreenda nem abandone o navio se a primeira vez que conhecer alguém for um pouco estranha. Lembre-se que a vida real é um pouco desconfortável às vezes, e não há como se tornar amigos instantaneamente.

Pode demorar alguns encontros para chegar a um ponto onde você se sinta confortável em compartilhar mais da sua vida, e no qual a conversa flua melhor. Além disso, certifique-se de fazer mais do que apenas sentar em uma cafeteria. Caminhe em uma praça ou parque, façam uma atividade juntos. Fazer alguma coisa tira a pressão de sentar e manter contato visual enquanto mastiga e bebe.

E lembre-se: você pode esperar que vocês dois se tornem amigos na vida real, mas isso nem sempre pode dar certo. Amizades exigem trabalho, comunicação e química natural. Embora você possa estar presente com tudo isso, não há garantia de que a outra pessoa possa se comprometer com o que é necessário ou com a mesma conexão real com você. Se esse for o caso, não há problema em ficar desapontado. Mas não desanime e não deixe de tentar de novo com outras pessoas.


Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

Qual a distância do caminho de sábado, na Bíblia?

Na SEMANA passada

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Qual a distância do caminho de sábado, na Bíblia?

A conversão do hebreu Ratisbonne: foi além do que podem explicar as ciências humanas

Quem foi Teófilo citado em Lucas?

19º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Carlos Magno: fortaleza de um santo num homem-fortaleza