Postagem em destaque

Junho, o mês do Sagrado Coração de Jesus

Imagem
Entenda a origem desta devoçãoNo mês de junho, a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus, uma devoção que existe desde os primórdios do Cristianismo, quando as pessoas refletiam sobre o coração aberto de Jesus.

O milagre que levou o Pe. Donizetti de Tambaú à beatificação

PE. DONIZETTI

Vaticano reconheceu a cura milagrosa atribuída à intercessão do sacerdote

O Papa Francisco reconheceu o milagre realizado por intercessão do Pe. Donizetti Tavares de Lima e decretou sua beatificação. O sacerdote ficou conhecido por suas várias obras sociais na cidade de Tambaú, interior de São Paulo.

Mas qual foi o milagre que levou o Pe. Donizetti à beatificação? Trata-se da cura de um menino que nasceu com uma deformidade que atinge os membros inferiores e é conhecida como “pé torto congênito bilateral”.

De acordo com o site do Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Tambaú, “o caso passou pelo crivo da Consulta Médica (que aprovou por unanimidade de votos a cura, que, por sua vez, atendeu aos requisitos legais da praxe canônica, eis que ocorreu de forma instantânea, completa, duradoura e inexplicável à luz da medicina), do Congresso especial de teólogos e, por fim, da Congregação dos Padres Cardeais e Bispos, que reconheceram a intercessão atribuída ao Venerável Padre Donizetti Tavares de Lima”.

Muito emocionados, o miraculato Bruno Henrique Arruda de Oliveira e a família dele participaram do anúncio do decreto da beatificação no santuário em Tambaú.

Detalhes de um milagre

O milagre aconteceu em Casa Branca, SP, cidade que fica a 36 quilômetros de Tambaú, onde o Pe. Donizetti trabalhava.

Depois de alguns dias do nascimento de Bruno, em 2006, a mãe dele, Margarete Arruda de Oliveira, percebeu que os pés do bebê eram tortos. Logo, os médicos constataram a anormalidade de difícil tratamento, com a possibilidade do uso de gessos, bota ortopédica e realização de cirurgia, podendo ainda acarretar sequelas.

O site dedicado ao Pe. Donizetti narra que Bruno, ao começar a ficar de pé, não conseguia encostar as solas na superfície; ele pisava com os lados dos pés e tinha as perninhas arqueadas.

Em uma noite, a mãe colocou Bruno de pé sobre a mesa da cozinha e tentou desentortar os pezinhos dele e fazer com que ficassem retos, mas seus esforços foram em vão. Então ela começou a chorar e clamou ao Pe Donizetti:

“Por favor, Santo Pe. Donizetti, tenha piedade desta vossa filha que vos clama, me ajude: cure o meu filho, cura os pés dele…Sei que terei um caminho difícil pela frente com esse tratamento…Intercede por mim junto a Nossa Senhora Aparecida, sei que Ela não negará um pedido do senhor padre, pois Ela o ama muito, peça a Ela, por favor, que interceda ao filho Jesus, tal qual nas bodas de Canãa. Pe. Donizetti, se o senhor atender o meu pedido, prometo ir até a sua casa em Tambaú e levar o sapatinho do meu filho Bruno, para que dê o testemunho do seu poder junto à Nossa Senhora e Jesus, para que outros que sofrem, possam também pedir ajuda a vós. Obrigada, essa é minha vontade, mas que seja feita a vontade de Deus sobre todas as vontades…Amém!”

Depois disso, a mãe fez o bebê dormir. No outro dia, resolveu colocá-lo de pé sobre a mesa novamente. E foi aí que teve a grata surpresa:

“Meu filho pisou com os pés retos e as solas dos pés tocavam a mesa! Suas pernas ainda continuavam arqueadas, mas, os pés estavam pisando certo. Chegou o dia da consulta com o ortopedista. Levei meu filho juntamente com o Raio-X e o Laudo e o Dr. José Elias, olhava o laudo e examinava os pés do Bruno e depois de algum tempo, me disse:

– Você acredita em Deus?

Eu disse que sim e ele me disse:

– Então agradece, porque foi Ele, seu filho não tem nada nos pés, está normal!

Saí de lá com lágrimas nos olhos e tão agradecida ao Padre Donizetti, Nossa Senhora Aparecida e a Deus, por terem curado os pés do meu filho”, relatou Margarete.

O garoto não ficou com nenhum tipo de sequelas.

A trajetória de Pe. Donizetti

O sacerdote brasileiro nasceu em 3 de janeiro de 1882, em Cássia (MG), e faleceu em 16 de junho de 1961, em Tambaú (SP).

Pe. Donizetti espalhou por Tambaú, cidade do interior de São Paulo, diversas obras sociais, dentre as quais a fundação do asilo São Vicente de Paulo e da Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Tambaú. Criou também a Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense.

Exerceu seu sacerdócio como Jesus, a serviço dos pobres, dos marginalizados e doentes. Viveu de maneira simples e humilde, sempre à disposição do povo.

Ainda hoje em Tambaú as suas obras sociais continuam sendo testemunhas de seu zelo social. Tinha grande devoção a Nossa Senhora Aparecida. Em sua época, contam-se vários sinais milagrosos da multidão que ia a Tambaú para receber a bênção do Pe. Donizetti.

O processo de beatificação

O processo de beatificação durou 27 anos até chegar ao decreto final do Vaticano. Ainda não há data para a cerimônia em que o venerável se tornará beato oficialmente. Mas acredita-se que isso deva ocorrer no segundo semestre de 2019.

Com informações de Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Tambaú

Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

As Festas Judaicas no Tempo de Jesus

Na SEMANA passada

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

A inspiração espiritual que está por trás desta foto da Rainha Elizabeth

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

17. A História de Salomão

Crer, Celebrar, Viver e Rezar