Postagem em destaque

Devoção ao PRECIOSÍSSIMO Sangue de JESUS

Imagem
Segundo o Santo Padre o Papa João XXIII, a piedade cristã para com Nosso Senhor Jesus Cristo tem-se manifestado no decurso dos séculos, através de três devoções aprovadas pela Igreja intimamente unidas entre si: ao Seu Santo Nome, ao Seu Coração Sagrado e ao Seu Preciosíssimo Sangue.Adevoção ao Preciosíssimo Sangue pode e deve manifestar-se:                1- Venerando-o no Santíssimo Sacramento, principalmente no momento da Elevação do Sagrado Cálice, na Santa Missa.

Por que representamos o Espírito Santo em forma de pomba?

© P.M WYSOCKI / LUMIÈRE DU MONDE

Conheça o significado deste símbolo desde a época bíblica até os dias de hoje

A resposta está no Evangelho de Mateus, dentro da narração do batismo de Jesus, na qual se lê: “Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus” (3, 16).

Os Evangelhos de Marcos (1, 10) e Lucas (3, 21-22) narram o fato com palavras semelhantes. O de São João fala por meio de João Batista, como sinal de reconhecimento de quem era Jesus: “Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele” (1, 32).

Quando se quer representar a Santíssima Trindade em imagens, não é igualmente fácil a representação de cada uma. O mais simples, evidentemente, é representar o Filho, a segunda Pessoa, já que Ele se encarnou. E lhe corresponde propriamente a forma humana, pois, além de ser Deus, é verdadeiro Homem.

Em segundo lugar, encontra-se a pessoa do Pai. Ele não se encarnou, mas se recorre à figura de um pai humano de Jesus, com bastante lógica.

Mas… e o Espírito Santo? Um espírito é irrepresentável como tal, por definição. Restava, como única solução razoável, rastrear as Escrituras, sobretudo o Novo Testamento, em busca de figuras com as quais sua pessoa ou ação se fizeram presentes visivelmente.

Deste rastreamento surgem duas figuras: a pomba, que aparece na batismo do Senhor no Jordão; e as línguas de fogo, que repousam sobre os apóstolos em Pentecostes. O imaginário cristão utilizou as duas. A pomba é mais utilizada provavelmente por se tratar de uma imagem mais próxima ao pessoal que uma língua de fogo.

Mas por que o Espírito Santo quis adotar a forma de pomba? Isso não pode ser respondido com certeza, mas se pode especular um pouco ao respeito.

Atualmente, a pomba simboliza sobretudo a paz, e isso também tem uma origem bíblica, pois faz referência à pomba que Noé soltou da arca três vezes e que voltou na segunda vez com um ramo de oliva no bico; na terceira vez, já não voltou (cf. Gênesis 8, 8-12), o que quer dizer que a paz e a normalidade haviam retornado ao mundo. De qualquer maneira, não parece haver uma relação direta.

O mais provável seria acertar a resposta se a pergunta não fosse o que ela simboliza agora, mas o que simbolizava naquela época.

No Cântico dos Cânticos, lemos o seguinte, como parte de um poema na boca do amado: “Abre-me, minha irmã, minha amiga, minha pomba, minha perfeita” (5, 2). No Talmud judaico, há uma referência a que a pomba era sinal de castidade (cf. Eruvim, 100b). No Evangelho, aparece a recomendação de que os discípulos sejam “prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10, 16).

Tudo isso aponta a que, na simbologia de Israel, na época de Cristo, a pomba era figura de um amor simples e limpo. E isso tem muito a ver com a pessoa do Espírito Santo, que procede do amor entre o Pai e o Filho, e é enviado a nós como um dom, para conduzir-nos à plenitude do amor de Deus.

Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

As Festas Judaicas no Tempo de Jesus

Na SEMANA passada

15º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

Qual a distância do caminho de sábado, na Bíblia?

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria

Genealogia de Jesus Cristo

Quem foi Teófilo citado em Lucas?