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Está preocupado com seus filhos? Eis alguns conselhos da Bíblia

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TORWAISTUDIO | ShutterstockAbrir a Bíblia pode ser muito útil quando as preocupações o mantêm acordado à noiteNo momento em que seguramos nosso filho em nossos braços, prometemos amá-lo com todo o nosso ser pelo resto de nossas vidas. O único problema com essa profundidade de amor é que ela vem com uma enorme quantidade de medo: medo de nossos filhos serem feridos, se perderem, ficarem doentes, morrerem, medo de nossa falta de habilidade como pais… A lista é interminável e esses medos continuam por muito tempo depois que nossos filhos saem de casa.

São Pedro e São Paulo

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São Pedro e São Paulo, Apóstolos

Evangelho - Mt 16,13-19
Tu és Pedro e eu te darei as
chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-19
      Naquele tempo:
13 Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe
      e ali perguntou aos seus discípulos:
      "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"
14 Eles responderam:

      "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias;
      Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas".
15 Então Jesus lhes perguntou:
      "E vós, quem dizeis que eu sou?"
16 Simão Pedro respondeu:
      "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".
17 Respondendo, Jesus lhe disse:
      "Feliz es tu, Simão, filho de Jonas,
      porque não foi um ser humano que te revelou isso,
      mas o meu Pai que está no céu.
18 Por isso eu te digo que tu és Pedro,
      e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,
      e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:
      tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus;
      tudo o que tu desligares na terra
      será desligado nos céus".
            Palavra da Salvação.
SÓ JESUS EDIFICA A IGREJA
Pe José Antonio Pagola
O episódio tem lugar na região pagã de Cesareia de Filipe. Jesus se interessa por saber aquilo que se diz entre o povo sobre a sua pessoa. Depois de conhecer diversas opiniões que existem no povo, dirige-se diretamente aos seus discípulos: «E vós, quem dizeis que eu sou?».
Jesus não lhes pergunta o que eles pensam sobre o sermão da montanha ou sobre sua atuação curadora nos povoados da Galileia. Para seguir Jesus o decisivo é a adesão à sua pessoa. Por isso, quer saber o que captam nele.
Simão toma a palavra em nome de todos e responde de maneira solene:«Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus não é um profeta a mais entre os outros. É o último Enviado de Deus ao seu povo eleito. Mais ainda, é o Filho do Deus vivo. Então Jesus, depois de felicitá-lo porque esta confissão somente pode provir do Pai, lhe diz: «Agora eu te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja».
As palavras são muito precisas. A Igreja não é de Pedro, mas de Jesus. Quem edifica a Igreja não é Pedro, mas Jesus. Pedro é simplesmente «a pedra» sobre a qual se assenta «a casa» que está construindo Jesus. A imagem sugere que a tarefa de Pedro é dar estabilidade e consistência à Igreja: cuidar para que Jesus a possa construir, sem que seus seguidores introduzam desvios e reduções.
O Papa Francisco sabe muito bem que sua tarefa não é «fazer as vezes de Cristo», mas cuidar para que os cristãos de hoje se encontrem com Cristo. Esta é sua maior preocupação. Desde o começo de seu serviço como sucessor de Pedro dizia assim: «A Igreja deve levar a Jesus. Este é o centro da Igreja. Se alguma vez acontecer da Igreja não levar a Jesus, será uma Igreja morta».
Por isso, ao tornar público seu programa de uma nova etapa evangelizadora, Francisco propõe dois grandes objetivos. Em primeiro lugar, encontrarmo-nos com Jesus, pois «ele pode, com sua novidade, renovar nossa vida e nossas comunidades... Jesus Cristo pode também romper os esquemas aborrecidos nos quais pretendemos fechá-lo».
Em segundo lugar, considera decisivo «voltar à fonte e recuperar o frescor original do Evangelho, pois, sempre que o fazemos, brotam novos caminhos, métodos criativos, sinais mais eloquentes, palavras carregadas de renovado significado para o mundo atual». Seria lamentável que o convite do Papa para impulsionar a renovação da Igreja não chegasse até os cristãos de nossas comunidades.
OUVIR O OUTRO
Para crescer na fé não basta ler livros sobre temas religiosos nem escutar as palavras e discursos que pronunciam outros que creem, ainda que estes sejam eclesiásticos [padres, frades, monges, bispos etc.] de prestígio.
O importante é saber escutar, como Pedro, o que nos revela interiormente não alguém de carne e osso, mas o Pai que está no céu e no íntimo de nós mesmos.
Escutar Deus sempre é um dom, algo que nos é presenteado gratuitamente, porém, ao mesmo tempo, é algo que deve ser recebido e preparado por nós.
A nós se pede para removermos os obstáculos que nos impedem de estar atentos e em silêncio. Descermos ao fundo de nós mesmos e da vida. Superar a dispersão e a superficialidade. Consequentemente, deixar que em nosso interior «aconteça algo».
Porém, isto é possível alimentando-nos, exclusivamente, por jornais, rádio ou televisão que não nos permitem escutar em nós outra voz que não seja aquela do ruído dos acontecimentos diários?
Isto é possível quando vivemos ocupados por essa atividade tão absorvente, a qual é o meio mais eficaz, na realidade, para esquecermos quem nós somos, o que buscamos e para onde caminhamos?
Cada vez há mais coisas que temos de fazer e os compromissos que temos de atender. Talvez nos programamos inconscientemente assim com a oculta intenção de carecer de tempo para pararmos.
Vivemos guiados por um slogan verdadeiramente perigoso: «Apresse-se», o que, no fundo, quer dizer «não penses», «não escutes», «viva atordoado», «fuja fora de si mesmo».
Consciente desta nossa vida tão agitada e atropelada, atrevo-me, no entanto, a recolher aqui o convite tão conhecido de Santo Anselmo em seu Proslogion porque o considero de total atualidade.
Alguns lerão estas frases apressadamente e terão a impressão de que as entendeu porque compreendeu a conexão entre umas palavras e outras.
Entretanto, somente entenderá essas palavras quem ler nelas um convite a viver em sua própria experiência o que essas palavras sugerem:
«Olá, homem, deixa por um momento tuas ocupações habituais; entra por um instante em ti mesmo, longe do tumulto de teus pensamentos.
Joga para fora de ti as preocupações opressoras; afasta de ti tuas inquietações trabalhosas.
Dedica algum tempo para Deus e descansa ao menos um momento em Sua presença.
Entra no aposento de tua alma; exclui tudo, exceto Deus e o que possa ajudar-te a buscá-Lo; e assim, fechadas todas as portas, vai atrás d’Ele.
Diz a Deus: Busco o Teu rosto; Senhor, anseio por ver o Teu rosto».
Traduzido do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.
http://padretelmojosefigueiredo.blogspot.com/2015/06/solenidade-de-sao-pedro-e-sao-paulo.html?m=1
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REFLEXÃO PARA A SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO – MATEUS 16,13-19

Pe Francisco Cornélio
Todos os anos, na solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, a liturgia propõe Mateus 16,13-19 para o Evangelho, texto que contém a famosa confissão de fé de Pedro na região de Cesaréia de Filipe. Esse é um relato comum aos três Evangelhos Sinóticos (cf. Mt 16,13-19; Mc 8,27-30; Lc 9,18-21), embora a versão de Mateus apresente mais elementos próprios, o que lhe rendeu uma maior valorização na reflexão teológica ao longo dos séculos, sobretudo, no cristianismo católico.
A recordação dos apóstolos é sempre importante para a vida da Igreja, porque a ajuda a manter-se alinhada às suas origens, não obstante os desgastes históricos. Pedro e Paulo foram imprescindíveis para o cristianismo das origens conservar os ensinamentos de Jesus e, ao mesmo tempo, para se espalhar e crescer, extrapolando os limites culturais e geográficos do judaísmo e da Palestina. Olhando para o exemplo dos dois, a Igreja, de hoje e de sempre, é interpelada, cada vez mais, a renovar-se e edificar-se somente pela fé em Jesus Cristo, sem tomar como parâmetro nenhuma instituição terrena.
Antes de entrarmos na reflexão do texto em si, é necessário fazer algumas considerações a respeito do contexto do relato no conjunto do Evangelho. Esse trecho abre uma série de acontecimentos importantes da vida de Jesus e dos seus seguidores, como a transfiguração (cf. 17,1-7) e os dois primeiros anúncios da paixão (cf. 16,21-23; 17,22). Na verdade, podemos dizer que tais acontecimentos são consequência do episódio narrado no Evangelho de hoje, pois tanto a transfiguração quanto os anúncios da paixão são tentativas de Jesus revelar a sua verdadeira identidade, tendo em vista que os discípulos ainda não tinham tanta clareza dessa.
Recordamos o que sucede ao nosso texto no conjunto do Evangelho, mas também não podemos deixar de recordar o que lhe antecede: uma controvérsia com os fariseus, os quais pediam sinais a Jesus (cf. 16,1-4), e uma séria advertência aos discípulos para não se deixarem contaminar pelo fermento dos fariseus e saduceus (cf. 16,5-12). Esse fermento era a mentalidade equivocada sobre Deus e o futuro messias e, principalmente, a hipocrisia em que viviam. Mateus recorda tudo isso porque, certamente, a sua comunidade passava por uma crise de identidade: por falta de clareza da identidade de Jesus e falta de experiência autêntica com o Crucificado-Ressuscitado, o “fermento dos fariseus”, quer dizer a influência da sinagoga, estava atrapalhando a vivência das bem-aventuranças, e impedindo a realização do Reino dos céus naquela comunidade.
Agora podemos, portanto, direcionar nosso olhar para o texto que a liturgia nos oferece: “Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: ‘Quem dizem os homens ser o Filho do homem?’” (v. 13). O texto começa com um indicativo espacial: Cesaréia de Filipe estava localizada no extremo norte de Israel, portanto, muito longe de Jerusalém. Como o próprio nome indica (homenagem a César), era um centro do poder imperial e, portanto, lugar de culto ao imperador romano. Certamente o evangelista e sua comunidade tinham um propósito muito claro ao narrar esse episódio e recordar a sua localização.
Longe de Jerusalém, os discípulos estariam isentos de qualquer influência da tradição religiosa judaica, ou seja, livres do fermento dos fariseus e, portanto, aptos a confessarem e professarem livremente a fé em Jesus, fora dos esquemas tradicionais da religião. Ao mesmo tempo, estando em uma região de culto ao imperador, a confissão da fé em Jesus seria um sinal de convicção e adesão ao projeto do Reino dos céus e uma demonstração da coragem que deve marcar a vida da comunidade cristã, chamada a testemunhar a Boa Nova e continuar a obra de Jesus, mesmo em meio às hostilidades impostas pelo poder imperial. Podemos dizer que professar a fé em Jesus é distanciar-se dos esquemas religiosos do judaísmo e, ao mesmo tempo, desafiar qualquer sistema que não coloque a vida e o bem do ser humano em primeiro lugar, como o império romano.
A pergunta de Jesus sobre o que dizem a respeito de si, ou seja, do Filho do Homem, não é demonstração de preocupação com sua imagem pessoal, mas com a eficácia do anúncio da comunidade. Até então, Jesus já tinha realizado muitos sinais entre o povo e ensinado bastante, mas pouca gente o conhecia verdadeiramente. Muitos o seguiam pela novidade que Ele trazia, uns pelo seu jeito diferente de acolher os mais necessitados e excluídos, outros para aproveitarem-se dos sinais que Ele realizava. Ele percebia tudo isso e, por causa disso, fez essa pergunta: “Que dizem os homens ser o Filho do Homem?” (v. 13b).
A resposta dos discípulos à pergunta de Jesus revela a falta de clareza que se tinha a respeito da sua identidade e, ao mesmo tempo, a boa reputação da qual ele já gozava diante do povo, certamente o povo simples, com quem Ele interagia e por quem lutava. Eis a resposta: “alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas” (v. 14). Sem dúvidas, Jesus estava bem-conceituado pelo povo, pois era reconhecido como um grande profeta. Mas Jesus é muito mais. Embora continuem sempre atuais, os profetas de Israel são personagens do passado. A comunidade cristã não pode ver Jesus como um personagem do passado que deixou um grande legado a ser lembrado. Isso impede a comunidade de fazer sua experiência com o Ressuscitado, presente e atuante na história.
A pergunta sobre o que as outras pessoas diziam a seu respeito foi apenas um pretexto. Na verdade, Jesus queria saber mesmo era o que seus discípulos pensavam de si. Por isso, lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (v. 15), uma vez que longe do “fermento dos fariseus”, os discípulos poderiam dar uma resposta sincera, isenta e livre. O texto afirma que “Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (v. 16). Não resta dúvida que os demais discípulos componentes do grupo dos doze também responderam. O evangelista enfatiza a resposta de Pedro por ser uma síntese do pensamento dos doze. Essa é a resposta do grupo e, portanto, da comunidade.
A resposta é complexa e profunda: Jesus é Messias e Filho e do Deus vivo. É muito significativo que Ele seja reconhecido e acolhido como o Messias esperado, ou seja, o Cristo, o enviado de Deus para libertar o seu povo e a humanidade inteira. Como circulavam muitas imagens de messias entre o povo, principalmente a de um messias guerreiro e glorioso, o segundo elemento da resposta de Pedro é de extrema profundidade e importância: “o Filho do Deus vivo” (em grego: ό υίός τού Θεού τού ζώντος – hó hiós tú Theú tú zontos). Além de definir a qualidade e especificidade do messianismo de Jesus, essa expressão serve também para denunciar a falsidade do culto ao imperador romano, o qual exigia ser reverenciado como filho de uma divindade.
Com a resposta de Pedro, a comunidade cristã é chamada a proclamar que Jesus é, de fato, o Cristo (termo mais fiel ao texto grego do que Messias), é o Filho do Deus vivo, ou seja, seu Deus é o Deus da vida, enquanto os deuses pagãos cultuados no império romano e até mesmo o Deus oferecido pelo templo de Jerusalém eram privados de vida, eram agentes de morte, sobretudo para o povo simples e excluído. A convicção de que Jesus é o Filho do Deus vivo compromete a comunidade a denunciar e desafiar todos os sistemas religiosos e políticos que não favoreçam a promoção da liberdade e da vida plena e abundante para todos.
Jesus se alegra com a resposta de Pedro e o proclama bem-aventurado: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu” (v. 17).  Não se trata de um elogio por um mérito particular de Pedro, até porque o conhecimento não é dele, mas do Pai que lhe revelou. O que Jesus faz é uma constatação: as coisas começam a funcionar na comunidade, pois a voz do Pai está sendo ouvida; como o Pai só revela seus desígnios aos pequeninos (cf. 10,21), e Pedro está falando a partir do que o Pai lhe sugere, ele está demonstrando adesão plena ao projeto do Reino, inserindo-se no mundo dos pequeninos! O Reino de Deus ou dos céus, como Mateus prefere, é um projeto alternativo de mundo que só tem espaço para quem aceita a condição pertencer ao mundo dos pequeninos. A bem-aventurança de Pedro consiste em abrir-se à vontade do Pai e deixar-se conduzir por essa.
Na continuidade, Jesus declara: “Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (v. 18a). Jesus está declarando que Pedro está apto a participar da construção da sua comunidade, por estar aberto às intuições do Pai. Ao contrário da antiga religião judaica que precisava de um templo de pedras, a comunidade cristã é uma construção sim, mas pela sua coesão e unidade, por isso, na sua construção são necessárias pedras vivas. Pedro é uma destas pedras escolhidas por Jesus, a primeira, sem dúvidas. A pedra fundamental da construção é a fé da comunidade. A força, o equilíbrio e a perseverança da comunidade dependem da solidez da sua fé. Por isso, é necessário que essa fé seja forte como uma rocha, comparável a fé que Pedro tinha acabado de professar.
É importante esclarecer que Mateus usa duas palavras gregas muito parecidas para designar Pedro e pedra: Πέτρος– Petros e πέτρα - petra. Embora muito próximas, é possível distingui-las: “Petros”, que foi transformada no nome próprio Pedro, designa pedra, pedregulho ou tijolo, uma pedra pequena e removível, uma pedra de construção; “petra”, por sua vez, designa a superfície rochosa, base ideal para os fundamentos de uma construção segura. São estas as bases necessárias para a edificação da Igreja enquanto comunidade do Reino. Portanto, Jesus diz que Pedro (petros) é uma pedra-tijolo da construção, e a pedra-rocha (petra) é a fé que ele professou, a superfície rochosa sobre a qual a Igreja é edificada.
Ao contrário do templo de Jerusalém e dos templos pagãos que haviam na região de Cesaréia de Filipe, construídos sobre pedras concretas e visíveis e, portanto, passíveis de destruição, a comunidade cristã não correrá esse risco se for edificada conforme Jesus pensou, ou seja, tendo a fé por fundamento. Por isso, Ele declara: “e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (v. 18b). Aqui Ele se refere às hostilidades que a comunidade irá enfrentar em seu longo percurso até a realização plena do Reino aqui na terra. São as forças de morte manifestadas nos diversos sistemas de dominação, tanto políticos quanto religiosos. A comunidade precisa de uma fé muito consistente para resistir a tudo isso.
No último versículo temos mais uma declaração significativa de Jesus a Pedro e à comunidade dos discípulos: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será desligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (v. 19). Mais que delegando poderes, Jesus está responsabilizando a comunidade para fazer o Reino dos céus acontecer já aqui na terra. A comunidade recebe “as chaves do Reino dos céus” porque é nela que se faz a experiência da fé e da comunhão profunda com Deus, através da prática das bem-aventuranças (cf. 5,1-12), e é isso que torna alguém apto para entrar nos céus. Qualquer um que professa convictamente a fé em Jesus e vive seu programa de vida expresso nas bem-aventuranças tem a chave de acesso ao Reino. “Ligar e desligar” é, portanto, responsabilidade, e não poder.
Com essas imagens tão fortes (chaves – ligar – desligar) Jesus convida a sua Igreja, comunidade do Reino, a viver sempre em perfeita sintonia com Ele mesmo e com o Pai, de modo que tudo aquilo que a comunidade experimentar será referendado pelos céus! Ele dá as chaves para a sua comunidade abrir a todos o Reino que os escribas e fariseus tinham trancado (cf. 23,13). Todo cristão e cristã possui as chaves do Reino, porque o seu testemunho pode abrir ou fechar o Reino para alguém! Que a memória dos apóstolos Pedro e Paulo renove na Igreja a fé autêntica no Crucificado-Ressuscitado, e a sua índole missionária.
Pe. Francisco Cornelio F. Rodrigues – Diocese de Mossoró-RN
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https://porcausadeumcertoreino.blogspot.com/2019/06/reflexao-para-solenidade-de-sao-pedro-e.html

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Xavier Cutajar

http://xacute1.com

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