Postagem em destaque

Devoção ao PRECIOSÍSSIMO Sangue de JESUS

Imagem
Segundo o Santo Padre o Papa João XXIII, a piedade cristã para com Nosso Senhor Jesus Cristo tem-se manifestado no decurso dos séculos, através de três devoções aprovadas pela Igreja intimamente unidas entre si: ao Seu Santo Nome, ao Seu Coração Sagrado e ao Seu Preciosíssimo Sangue.Adevoção ao Preciosíssimo Sangue pode e deve manifestar-se:                1- Venerando-o no Santíssimo Sacramento, principalmente no momento da Elevação do Sagrado Cálice, na Santa Missa.

Um tesouro católico na maior biblioteca do mundo

BIBLE

Adriana Bello-ALETEIA

Um exemplar histórico da Bíblia, que exemplifica a difusão do saber além da religião, pode ser visto de graça

Se você for à capital dos Estados Unidos (Washington), uma das paradas obrigatórias é, sem dúvida, a biblioteca do Congresso. A estrutura espetacular foi fundada em 1800 e, atualmente, é considera a maior biblioteca do mundo. O local abriga mais de 160 milhões de exemplares.
Mas não é só a quantidade de livros que impressiona, mas também a qualidade das obras que lá estão. Destaque para uma das três únicas cópias completas que sobraram da Bíblia impressa por Johannes Gutenberg em vitela (um fino pergaminho de pele animal). Qualquer visitante pode vê-la bem de perto e de graça.

O exemplar é um patrimônio não só religiosos, mas da cultura mundial, já que a Bíblia de Gutenberg – traduzida em latim por São Gerônimo do fim do século IV – foi o primeiro grande livro impresso na Europa Ocidental a partir de tipos móveis de metal. Essa ferramenta contribuiu com a difusão do saber na Europa e no Ocidente, permitindo que as pessoas tivessem mais acesso aos livros.

Antigamente, eram os monges que se encarregavam de fazer cópias a mão dos escritos. Por isso, embora a Bíblia de Gutenberg tenha demorado anos para ser executada, sabe-se que foram impressos 150 exemplares. Talvez pareça pouco, mas para a época era um grande sucesso.

Gutenberg também imprimiu a Bíblia em papel, facilitando a reprodução dos textos. Além do fator histórico e cultural, também há um valor estético em sua obra. Na época, não se pensava que um livro impresso seria tão belo quanto um artesanal. O que fez Gutenberg? Deixou um espaço nas pranchas de impressão para as iniciais, que eram, então,  ornamentadas à mão e em cores. Por isso, cada exemplar era único e personalizado.

A cópia que está na biblioteca do Congresso de Washington ficou sob a responsabilidade da ordem beneditina por quase cinco séculos em seus mosteiros na Áustria. Mas foi comprada por Dr. Otto Vollbehr em leilão em 1930.

Abrir a galeria de fotos

Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

As Festas Judaicas no Tempo de Jesus

Na SEMANA passada

15º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

Qual a distância do caminho de sábado, na Bíblia?

Genealogia de Jesus Cristo

Quem foi Teófilo citado em Lucas?

SETH - 3º Filho de Adão