Postagem em destaque

Qual a distância do Egito ao Mar Vermelho. Do Sinai até o Rio Jordão?

Imagem
Pergunta de Paulo Roberto Ribeiro de Pires do Rio / Goiás e resposta do Prof. Dr. OdalbertoOlá Paulo Roberto Ribeiro de Pires do Rio / Goiás !Imagino que a pergunta que estas fazendo tem relação com a caminhada do povo de Deus a terra prometida. O caminho do Êxodo. Para responder esta pergunta temos algumas dificuldades, este povo em caminho seguia pelo deserto, possivelmente tinha caminhos de caravanas que sabiam onde estavam os Oasis, para se reabastecerem, assim o caminho se tornava tortuosos e mais longo.

29. Jesus, Nosso Divino Mestre

Resultado de imagem para transfiguração de jesus

A TRANSFIGURAÇÃO

Um dia, Jesus foi com três dos seus apóstolos, Pedro, Tiago e João, a um monte alto e transfigurou-se diante deles. A sua face resplandeceu como o sol e as suas vestes alvejaram como a neve. Ao mesmo tempo apareceram Moisés e Elias falando com ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiserdes, armaremos aqui três barracas, uma para vós, outra para Moisés e outra para Elias".

Mas, de repente, uma nuvem luminosa os envolveu e do meio da nuvem ouviu-se uma voz: "Este é o meu filho dileto em quem pus toda a minha complacência. Escutai-o". Ouvindo estas palavras, os discípulos caíram por terra e ficaram com muito medo. Porém, Jesus se aproximou deles e os tocou, dizendo: "Levantai-vos e não temais". Então ergueram os olhos e não viram mais ninguém a não ser Jesus.

AS BEM-AVENTURANÇAS

De toda a parte acorriam multidões para ouvir as palavras de Jesus. Certa vez, Jesus subiu a um monte, sentou-se e começou a ensinar, dizendo: "Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os mansos porque possuirão a terra. Bem aventurados os que choram porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça porque deles é o reino dos céus. Alegrai-vos e exultai porque grande é a vossa recompensa nos céus".

A LEI DO AMOR

Certo dia, um doutor da Lei perguntou a Jesus: "Mestre, qual o maior mandamento da Lei?". Jesus disse-lhe: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. Este é o maior e o primeiro dos mandamentos. O segundo é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo". Jesus também disse: "Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos perseguem e caluniam. Assim sereis filhos do vosso Pai que está nos céus e que faz nascer o sol para os bons e os maus, além de enviar a sua chuva aos justos e aos pecadores".

A ORAÇÃO DO SENHOR

Certo dia que Jesus voltava de orar num lugar solitário, disseram-lhe os discípulos: "Senhor, ensinai-nos a orar". Então Jesus disse: "Quando orardes, dizei assim: Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém". Depois Jesus disse: "Pedi e recebereis; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á! Se porventura algum de vós pedir pão a seu pai dar-lhe-á ele uma pedra? Ou se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á ele uma serpente? Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á ele um escorpião? Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará espírito bom aos que lhe pedirem? Digo-vos ainda que, se dois de vós se unirem na terra e pedir qualquer coisa, esta lhe será concedida por meu Pai que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três pessoas reunidas em meu nome, eu estarei no meio delas".

DEVEMOS ORAR COM HUMILDADE

Jesus também propôs esta parábola: "Entraram dois homens no templo para orar: um era fariseu e o outro era cobrador de impostos. O fariseu, em pé, gritava: 'Graças te dou, ó Deus, porque não sou como os outros homens: ladrões, ímpios, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo o que possuo'. Porém, o cobrador de impostos, conservando-se a distância, não ousava sequer levantar os olhos para o céu, mas batia no peito dizendo: 'Tende piedade de mim, ó Deus, porque sou pecador'. Digo-vos que este voltou justificado para sua casa e não o outro porque quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado".

DEVEMOS PROCURAR OS BENS DO CÉU

Jesus ainda disse: "Não vos preocupeis demais com o vosso sustento. Vede as aves do céu: elas não semeiam, não colhem, nem juntam no celeiro; mas o vosso Pai celeste as sustentam. Acaso vós não valeis muito mais do que elas? Não vos inquieteis com o que haveis de vestir. Vede como crescem os lírios do campo: não trabalham, nem fiam; contudo eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como um deles. Não vos aflijais, dizendo: 'Que haveremos de comer ou de beber? Com que havemos de nos vestir?'. O vosso Pai do céu sabe que precisais de tudo isso. Mas, em primeiro lugar, buscai o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será dado por acréscimo".

JESUS ENSINA A PRATICAR BOAS OBRAS

Disse Jesus: "Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor!' entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse entrará no reino dos céus. Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homem com o fim de serdes vistos por eles; de outra sorte, não sereis remunerados pelo vosso Pai que está nos céus. Quando deres esmola, não façais tocar a trombeta diante de vós, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem honrados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a direita para que a vossa esmola fique em segredo e o vosso Pai, que vê no segredo, vos pagará". Certo dia, Jesus estava no templo em frente da caixa de esmolas e observava o povo que ali deixava dinheiro. Alguns ricos davam muito, mas chegou também uma pobre viúva que colocou duas moedinhas. Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: "Em verdade vos digo: esta pobre viúva deu mais que todos os outros porque os outros deram o que tinham de sobra enquanto que ela deu, em sua pobreza, tudo o que tinha".

JESUS MANDA OBEDECER AS AUTORIDADES

Certa vez, os fariseus quiseram armar uma cilada para Jesus. Mandaram seus discípulos juntamente com os herodianos perguntarem-lhe: "Mestre, conhecemos a vossa retidão e sabemos que ensinais o caminho de Deus segundo a verdade, sem querer agradar ninguém pois não fazeis distinção de pessoas. Dizei-nos portanto: é lícito ou não pagar o tributo a César?". Jesus, percebendo a malícia, respondeu: "Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo". Eles mostraram-lhe o dinheiro e Jesus disse-lhes: "De quem é esta imagem e esta inscrição?". Responderam: "De César". Disse-lhes então Jesus: "Pois dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".

A VIDA PRESENTE PREPARA A ETERNIDADE

Jesus disse: "Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho fino e que todos os dias preparava um banquete esplêndido. Havia também um mendigo chamado Lázaro que jazia à sua porta, coberto de chagas. Este desejava saciar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico, mas ninguém as dava. E os cães vinham lamber-lhe as feridas. Ora, certo dia o mendigo morreu e os anjos o levaram para o seio de Abraão. O rico também morreu e foi levado para o inferno. Enquanto estava sendo atormentado, levantou os olhos e viu Abraão ao longe e Lázaro no seu seio. Gritando, disse: 'Pai Abraão, tende piedade de mim e mandai Lázaro molhar a ponta do dedo na água para me refrescar a língua porque sofro terrivelmente nestas chamas'. Abraão respondeu-lhe: 'Filho, lembra-te que recebeste os bens em vida e Lázaro, ao contrário, os males. Por isso, agora ele é consolado e tu és atormentado'. Disse o rico: 'Pai, peço-vos ao menos que o mandeis a minha casa para que avise os meus irmãos para que também eles não venham para este lugar de tormentos'. Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os profetas. Que os ouçam'. Ele, porém, insistiu: 'Não, pai Abraão! Se algum dos mortos for até eles, farão penitência'. Abraão disse: 'Se não ouvem Moisés e os profetas, tão pouco acreditariam ainda que algum dos mortos ressuscitasse'".

NO FIM, TODOS SERÃO JULGADOS

Jesus ainda disse: "No fim do mundo, Deus voltará com todos os anjos. Assentar-se-á no seu trono de glória e todas as nações se reunirão diante dele. Os bons estarão à direita e os maus à esquerda. Dirá então aos da direita: 'Vinde, benditos de meu Pai. Possuí o reino que vos está preparado desde a criação do mundo'. Depois dirá aos da esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos. Ide para o fogo eterno preparado para o demônio e seus anjos'. Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna". "
- Bíblia Católica Online
Leia mais em:
https://www.bibliacatolica.com.br/conhecendo-a-biblia-sagrada/29/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Qual a distância do caminho de sábado, na Bíblia?

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

Na SEMANA passada

Os Significados dos nomes dos “12 FILHOS DE JACÓ”

Qual a distância do caminho de sábado, na Bíblia?

Lia - A Primeira Esposa de Jacó

SETH - 3º Filho de Adão

12 - Uma mulher virtuosa é a coroa de seu marido,

Qual a distância do Egito ao Mar Vermelho. Do Sinai até o Rio Jordão?

Atos dos Apóstolos